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Alivie estresse e dor lombar com Utthita Trikonasana

O nome vem das palavras em sânscrito Trikona, que significa três ângulos -triângulo-, e asana, que significa postura ou assento. Também tem uma crença dessa postura significar a as energias da “criação, manutenção e transformação”, o que faz sentido já que a seguir veremos que ela alivia drasticamente o estresse físico e, em consequência, também mental.

Quando se sofre situações de estresse no dia a dia uma das reações inconscientes mais comuns é a de ativar o impulso chamado “de luta e fuga”, entre as suas muitas consequências essa função automática e vital do nosso corpo gera a contração da musculatura pélvica e lombar associada à corrida. Por esse motivo, quando por meio de alongamentos conscientes da mão da respiração trabalhamos esse ponto do nosso corpo a sensação de alivio e o profundo descanso que segue disso é muito notória.

Dentro os múltiplos muitos benefícios de Utthita Trikonasana os que mais se destacam são:

• Alonga e fortalece os membros Inferiores
• Alonga os músculos da cintura pélvica, peitoral, ombros e oblíquos
• Estimula os órgãos abdominais
• Ajuda a aliviar o estresse
• Melhora a digestão
• Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa
• Alivia a dor nas costas, especialmente na metade do segundo trimestre de gravidez

Agora, como todo asana, a Postura do Triângulo possui algumas contra-indicações e precauções:

• Não praticar com dor de cabeça, enjoo ou tontura.
• Evitar se sofre de pressão arterial ou pressão ocular.
• Reduzir a intensidade ou evitar se possui alguma lesão ou operação recente nos joelhos, coluna ou ombros.
• Não praticar durante crises de laberintite.

A maioria das variações dessa postura estão ligadas a amplitude e angulação de cada pessoa. Pode ser executada com a mão de baixo na coxa, no joelho, na perna ou no chão. As variações como torção do triângulo (Parivrtta Trikonasana ou Triângulo Invertido) é outro asana, por tanto não será detalhado neste tema.

Se você sofre de alguma lesão leve em algum ou ambos ombros pode descansar na pélvis a mão que originalmente se estenderia em direção ao teto.

Se possui alguma lesão no pescoço ou tem dificuldade para manter o equilibrio na postura pode pratica-la de costas pra uma parece e/ou com o olhar focado no chão em lugar de na mão superior.

O uso de props e materiais diversos pode ajudar a postura e assistir ao corpo no processo de aumento do alongamento, a força e o equilíbrio podemos utilizar blocos, parede ou cadeira para atingir o melhor desempenho do seu corpo respeitando seus limites.

A prática de Utthita Trikonasana em duplas, além de ser lúdica, garante bons resultados se forem respeitados os limites de cada um.

Aprenda a praticar a Postura do Triângulo com a nossa professora Dany Lemos no seguinte vídeo

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