Adote o Yoga e abandone os seus “óculos”!

Você já parou para pensar qual a função da mente no nosso dia a dia. Aliás, você já parou para lembrar que possui o uma mente ao longo do seu dia?

Pois é, essa ferramenta tão e crucial para a existência humana da forma como conhecemos é muitas vezes negligenciada e completamente esquecida.

Nós seguimos este padrão por uma única e perigosíssima razão: Nós acreditamos ser a nossa mente. Nós não vemos diferença entre o que de fato somos e a ferramenta que usamos para perceber o mundo. E, assim como acontece com o nosso corpo, ficamos tão acostumados com sua presença que nós nos esquecemos que ela está ali. Mas ela está. E segue cumprindo sua função.

Essa é uma atitude comum, afinal, ninguém nunca nos ensinou a agir de forma diferente. Ao longo da vida, aprendemos sobre matemática, história e geografia. Mas ninguém nunca parou para nos ensinar sobre o funcionamento da nossa própria mente!

Se tivesse que compara a função da mente a algum objeto, com certeza seriam os óculos. E é através destes óculos que assimilamos o que acontece no mundo ao nosso redor.

Agora, nem todos os óculos são iguais, certo? Existem óculos com lentes mais claras e existem óculos com lentes mais escuras. Óculos que te permitem enxergar as coisas maiores do que de fato são e óculos que te trazem dor de cabeça só de olhar para um objeto menor. E ainda é possível encontrar aquele par de lentes que já estão rodando por aí há muitos anos e já possuem arranhões e rachaduras, que por mais limpos que estejam, não te permitem enxergar as coisas como realmente são.

Então me responda: Com esta infinita possibilidade de pares de óculos espalhadas por aí, como podemos esperar que todos transpareçam o mundo da mesma forma?

Cada um destes acessórios já viveu sua própria história e adquiriu suas próprias marcas. De fato esperar que todos mostrem uma mesma imagem, me parece uma tarefa que beira o impossível.

Tendo entendido esta analogia, a pergunta que fica é:

O que de fato podemos fazer para buscar uma visão de mundo mais pura e fidedigna a realidade?

Ora, nós podemos limpar esses óculos! E não somente limpar, mas utilizar o produto de limpeza certo!

Nós limpamos nosso corpo todos os dias, não é mesmo (ou pelo menos deveríamos)? Então por que não fazemos isso com a nossa própria mente?

Existem diversas forma de realizar essa limpeza, uma delas é o Yoga, claro! Através das técnicas corretas de respiração, meditação e posturas corporais, conseguimos acessar estados mais profundos e tranquilos da nossa mente, longe de todo estresse, medo e ansiedade que tanto deturpam nossa visão.

Este entendimento nos permite ainda, aceitar com mais facilidade atitudes e posturas divergentes às nossas, entendendo que a mesma situação será absorvida de forma diferente por pessoas diferentes.

Então reflita…você vem levado a vida com os “óculos” sujos? Que tal aprender formas rápidas e fáceis de limpeza, que irão te trazer uma visão mais clara das coisas ao redor? Quem sabe você não descobre que tudo que você busca já está bem aí, ao seu alcance, e você não estava enxergando?

Mais o Yoga também pode ajudar com a visão dos olhos! Aqui vão alguns exercícios da nossa aula de Yoga Sutil (Suksma):

  1. Mantendo a cabeça imóvel olhe para direta, esquerda, pra cima e pra baixo. Faça os movimentos coordenados com a respiração e para terminar, faça três rotações para cada lado.
  2. Abra os olhos o máximo que puder, em seguida feche-os o mais forte que puder; continue até ganhar velocidade e termine fechando os olhos suavemente para descansar.
  3. Posicione o rosto virado pra cima e traga seu olhar para entre as sobrancelhas .

Pode ser que durante o processo você sinta um desconforto nos olhos. Isso significa que o alivio e relaxamento após serão maiores. Após cada exercício fique uns minutinhos com os olhos fechados e acalmando a respiração.

Lembre-se que a prática do Yoga deve sempre ser supervisionada por um profissional e alguns exercícios podem ter restrições médicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×