O que é Ayurveda?

A Ayurveda é um dos sistemas de saúde mais antigos e mais completos da humanidade. Tendo seus primeiros registros escritos há mais de 5.000 anos, essa ciência se tornou mais popular no ocidente apenas nas últimas décadas. Entretanto, na Índia, seu local de origem, a ciência nunca deixou de ser praticada desde seus primórdios, tendo seu conhecimento transmitido de pai pra filho e de mestre para discípulo.

Embora seja um sistema extremamente profundo e completo, a sofisticação da Ayurveda consiste na sua simplicidade. Um de seus grandes pilares consiste no entendimento e aplicação dos 5 elementos da Natureza. Segundo a Ayurveda, tudo que existe no plano físico é composto pelos elementos: Ar, Terra, Fogo, Água e Éter. Embora tudo seja composto pelos cinco, o que torna cada objeto único e a proporção na qual estes elementos estão distribuídos.

Mas calma lá… quando falamos que algo tem a predominância do elemento fogo, por exemplo, não imagine que este será uma bola de fogo incandescente, pronto para queimar tudo que a toque. Apenas queremos dizer que tal objeto possui características do elemento fogo, como brilhante, intenso, quente…

E como esses elementos se relacionam com o corpo humano?

Conheça os Doshas:

Para a Ayurveda, todos as pessoas estão dividias em 3 grandes grupos baseado nos elementos predominantes na constituição de cada um.

Vata – ar e éter

Pitta – fogo e água

Kapha – terra e água

Pessoas de constituição Vata normalmente exibem uma estrutura esguia e delicada.

Pela forte presença do elemento Ar, são pessoas que amam movimento e mudança, rotina é algo quase impossível para elas. Devido à influência do elemento Éter, memória não é seu ponto forte e prender a atenção de uma pessoa de constituição Vata é uma tarefa árdua.

Aqueles que possuem uma constituição Pitta são frequentemente chamados de pavio curto. Devido à forte presença do elemento fogo, essas pessoas estão sempre a um passo de um ataque de fúria. Sua estatura é mediana em todos os sentidos, já que uma boa gestão é uma das principais características desse Dosha que constantemente tem que equilibrar dois elementos tão opostos.

E você provavelmente já viu esta pessoa: sorriso no rosto, semblante calmo, paciência de elefante e capacidade de permanecer tranquilo durante as maiores tempestades. Esta provavelmente é uma pessoa Kapha.

Considerado pela Ayurveda como o melhor dos Dosha, Kapha possui uma estabilidade inata e uma fluidez que só a combinação dos elementos água e terra podem trazer.

Se identificou com mais de um dos Doshas acima? Isso se dá pelo fato de ser cada vez mais crescente o número de pessoas com dois Doshas em sua constituição, o que para a Ayurveda é perfeitamente normal. Porém, sempre um dos dois será o mais dominante.

Se interessou? Quer saber um pouco mais?

Então não perca o Workshop que ofereceremos neste Sábado, 17/02 às 11:00, aqui no Sukha!

Esperamos você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×