O que é ser um Yogui?

Se você faz parte da família Sukha, com certeza já ouviu falar desta palavra.

Se você não faz, mas de alguma forma está ligado ao mundo do Yoga, pode ser que já a tenha escutado também.

Mas afinal, o que ela quer dizer? Que valores e atributos queremos agregar a uma pessoa quando a qualificamos como um Yogui?

A filosofia do Yoga é um universo à parte. Ela é composta de tantos conhecimentos e ensinamentos, que é possível viver uma vida inteira estudando sobre ela e a cada novo dia conseguir descobrir algo a mais.
Tal conhecimento tem o poder de permitir que um buscador sincero viva toda uma vida sem qualquer tipo de sofrimento. Repare, eu não disse sem obstáculos ou desafios, mas sem sofrimentos. Existe um oceano que separa estas duas situações.

Mas para ser um Yogui é preciso abdicar de tudo e viver nos montes frios do Himalaia, correto? Errado.

A vida está aí e ela se apresenta da mesma forma para todos, por vezes repleta de coisas lindas e agradáveis por outras um mar de espinhos e momentos que parecem vir somente para te tirar de sua zona de conforto. E talvez seja exatamente este o propósito deles!

Um Yogi é aquele capaz de manter essa consciência. A consciência de que a vida existe não para que vivamos em um estado de eterno conforto e inércia, mas para que possamos crescer e expandir a cada momento. E cada situação adversa é essencial para isso! Um Yogui é capaz de honrar e dar as boas-vindas a um desafio com o mesmo sorriso com o qual receberia uma boa notícia.

“Smastwam Yoga Uchayate”, esta é uma das definições de Yoga segundo o Bhagavad Gita, escritura sagrada da India. Esta frase pode ser traduzida simplesmente como: “Yoga é ser equânime”. E é com esta equanimidade que subtraímos o sofrimento de nossas vidas. Aceitando cada situação, seja ela boa ou ruim, com a mesma paz interior,
com a confiança de que o que se apresente a sua frente é exatamente o que deveria ser.

O poder de aceitar as situações como elas são te permite atravessar a vida com um sorriso no rosto, como diria o Mestre Espiritual Sri Sri Ravi Shankar, o momento presente é inevitável. Então porque lutar contra ele? Por que resistir e desejar que ele não estivesse ali? Por acaso a nossa visão de mundo e inteligência são superiores às daquele que nos apresentou a situação em primeiro lugar? Uma coisa eu te garanto, quem quer que tenha trago tais situações até você, quer apenas uma coisa: o seu melhor.

E é com esta fé, com esta certeza inabalável de que somente o melhor virá (tenha a face que tiver), que o Yogi caminha. Caminha pela vida com a sutileza e a leveza de uma nuvem, que sabe que esta grande aventura chamada vida não dura para sempre, então para que fazer um grande estardalhaço sobre isso?

Um Yogi é sim flexível, resistente e intenso, mas estas qualidades não precisam estar necessariamente no corpo, precisam estar na mente. Uma corpo fraco não é capaz de sustentar uma mente forte, mas uma mente forte é capaz de sustentar um corpo fraco.

E isso é ser um Yogui. Isso é viver a vida com o conhecimento do Yoga. E aí, você é um Yogui?

3 Comments

  1. Sim, me identifico com a filosofia yogui. Entendo que na vida temos muitos obstáculos e bons momentos e que nada é por acaso. Aliás não existe efeito sem a sua causa. Logo precisamos mesmo ter bom ânimo e saber superar as adversidades, as vicissitudes, com bom humor pra que seja apredizado e não motivo de tristeza ou desconforto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×