Yoga, é capaz de reduzir o estresse?

Muito vem sido falado sobre essa pratica ultimamente. Mas de fato, pouco se sabe sobre os motivos que fazem o Yoga ser tão importante e eficaz no controle do estresse e das emoções. Afinal, ele é mesmo capaz de reduzir o nível de estresse em nosso corpo?

Com certeza! O Yoga pode ser a ferramenta que faltava na sua vida para trazer aquele estado de paz e plenitude, tão necessários para sobreviver num mundo onde a ansiedade e as preocupações vêm ganhando cada vez mais espaço.

Com movimentos corporais muitas vezes simples, o Yoga é capaz de levar nossas mentes a um estado de completo silencio e equilíbrio, o segredo disso? A respiração.

Diversos estudos foram feitos sobre os efeitos da respiração em nossos corpos. Além de levar o oxigênio para nossas células, o processo da respiração está intimamente ligado ao funcionamento dos nossos sistemas, incluindo o nosso sistema nervoso, e é aqui que mora o cerne da questão. Pesquisas indicam que o nosso ritmo respiratório é capaz de influencia diretamente as atividades deste sistema, acelerando ou diminuindo os processos metabólicos, por exemplo.

Quando estamos em situações de estresse, os sinais emitidos pelo sistema nervoso para o corpo são de alerta e tensão. Estas mensagens, fazem com que áreas do nosso corpo se contraiam involuntariamente, podendo trazer aquela já conhecida sensação de peso nos ombros ou incluindo novos indivíduos nas altas estatísticas de bruxismo da atualidade. Em outras palavras: alto nível de estresse.

Ao relaxarmos nossa mente através do uso consciente da respiração, consigamos enviar uma mensagem contraria ao nosso corpo, comunicando que está tudo bem. Neste estado, além de maior relaxamento muscular, somos capazes de pensar com mais clareza e resolver situações que antes pareciam não ter resposta.

Resultados encontrados nas seis escalas dos Estados de Humor antes e 30 minutos após a sessão de Alongamento/Relaxamento. (p<0,01** e p<0,05*: diferente em relação ao pré-treino). Fonte: http://www.efdeportes.com/efd150/atividade-fisica-sobre-os-estados-de-humor.htm

Por estes motivos, a principal diferença entre a pratica do Yoga e quaisquer outros exercícios físicos está na sincronia entre o corpo e a respiração. Cada movimento feito durante a pratica dos “Asanas”, posturas físicas do Yoga, é executado com total consciência de corpo, mente e respiração.

Neste sentido, poucos minutos da pratica do Yoga, já são o suficiente para acalmar nosso sistema nervoso, diminuir nosso fluxo de pensamentos e aliviar diversas dores e tensões musculares.

Parece simples… e na verdade é! Afinal, nem todas as soluções precisam ser complexas.

Como sempre, a melhor forma de comprovar uma afirmação é a experimentação. Portanto, se dê esta oportunidade e veja por si mesmo, como o Yoga pode tranquilizar corpo e mente, diminuindo assim, o nível de estresse.

Entre em contato conosco fazendo click aqui e marque uma aula experimental totalmente gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×