Budha foi um yogui?

A estátua de Budha é um dos símbolos do Yoga no ocidente, mas…ele alguma vez praticou Yoga?

É difícil relacionar o famoso gordinho de sorriso largo aos estereótipos de corpos esculpidos e extremamente flexíveis dos anúncios de Yoga atuais. Certamente e tecnicamente Budha não teve muito a ver com o Yoga, e para alguns pensadores, em seu tempo, chegou até a ser um ‘concorrente’ do Yoga.

Para deixar isso mais claro é preciso, como sempre, recapitular um pouco da história. O surgimento do Yoga se deu no período védico época em que grandes escrituras como “Os Yoga Sutras de Patanjali” e “Bhagavad Gita” foram escritos. Imediatamente após este período, deu-se início a era clássica do Yoga, tempo em que tais escrituras foram analisadas, comentadas e discutidas.

A coincidência foi que nesse mesmo período chegaram Budha e Mahavir, dos grandes mestres que propuseram dois caminhos de crescimento espiritual sem uma base explícita nos Vedas (o Panchamahavratta e o AshtaMagga correspondentemente), ou seja, sem o que na filosofia indiana é chamado ‘Astika’ ou que acredita na autoridade dos Vedas.

Nesse período os ensinamentos de Budha alcançaram uma grande popularidade, atraindo grandes quantidades de intelectuais e das classes mais instruídas da sociedade. Entretanto, este fato gerou uma diminuição do interesse e do crescimento do Yoga na Índia dos anos 500 a.C até o 800 d.C.

Por este motivo, como narra o Dr. Ganesh Rao, durante a era pós-clássica do Yoga grupos como a seta Nath geraram textos, interpretações e comentários que buscarem potencializar a influência da disciplina e filosofia do Yoga na Índia pós-clássica; foi desta forma e nesse contexto que surgiram livros como o “Hatha Yoga Pradipika” e “Gherand Samhita”, os pilares do que hoje se conhece como Yoga no ocidente.

Outras interpretações menos controvérsias afirmam que o legado de Budha à filosofia do subcontinente ajudaram a enriquecer o conceito de ‘Samadhi’ ou o que Shankaracharya denominou Raja Yoga (os últimos três ramos do Patanji: Dharana, Dhyana e Samadhi).

Tendo tudo isso em vista é possível afirmar que, de acordo com a história, Budha não teve uma relação direta com o Yoga; sim, fez grandes contribuições à prática e o denominado autoconhecimento, ramos compartilhados com a disciplina do Yoga. Entretanto, tais pontos em comum não deveriam se recebidos com surpresa, quando se trata de correntes que conviveram num mesmo universo conceitual e histórico.

Ainda assim, mesmo sem serem sinônimos, foi muito simples para o marketing, e seu espírito de síntese, juntar a imagem do Budha à prática do Yoga num mesmo estereótipo de venda fácil.

Em conclusão, se observarmos sob uma definição ampla e superficial da palavra Yoga, se pode afirmar que Budha foi um yogui, mas se analisarmos ao pé da letra, a afirmativa não se sustenta. O fato é que, yogui ou não, os ensinamentos de Budha foram e são de grande relevância para a humanidade e se complementam e somam aos ensinamentos do Yoga.

Photo credit: jvc via VisualHunt / CC BY

1 Comment

  1. O famoso gordinho não foi Budha e sim Hotei um dos sete deuses da mitologia japonesa. Hotei o deus da fortuna. Sidartha Gautama, se tornou o Budha. Nunca foi gordo e sim esbelto, vegetariano, alimentava-se com cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×