Ícone do site Sukha Yoga

Yoga e meditação, são a mesma coisa?

Esta é uma dúvida comum mesmo entre praticantes frequentes. A verdade, é que são apenas dois lados de uma mesma moeda.

Tanto o yoga quanto a meditação dividem a mesma raiz. Porém, não podemos dizer que são exatamente a mesma coisa, mas sim, complementos. Um é o objetivo do outro.

O Yoga como conhecemos é composto de exercícios de respiração, técnicas de limpeza corporal e posturas físicas, tudo apontando para uma única direção, unir corpo, mente e alma. Segundo os textos básicos da disciplina, quando isso acontece do jeito correto, naturalmente se dá o que usualmente se chama meditação.

Nos Yoga Sutras de Patanjali, texto base da filosofia do Yoga, é estabelecido um sistema que específica oito passos para alcançar a ‘liberação’ ou o estado de equanimidade (para falar em términos menos místicos), os últimos três são Dharana (permanecer focado numa única coisa), Dhyana (fundir-se nessa ação) e Samadhi (estabelecimento no seu próprio ser) que podem se relacionar direitamente com a grande maioria das técnicas de meditação existentes hoje em dia.

Além disso existem muitos caminhos e escolas de meditação que não tem relação com o yoga, assim como também existem muitas escolas de yoga focadas apenas nos aspectos físicos da disciplina deixando de lado seu objetivo final.

Muitas pessoas, mestres e praticantes falam que a pratica do Yoga em si é meditativa, o que é verdadeiro, caso contrário a pratica não passaria de meros exercícios físico. Ainda segundo os textos clássicos, uma prática de Yoga que não leve o praticante a um estado de meditação, não é uma prática completa.

Portanto, meditação e Yoga não são a mesma coisa. O yoga tem como objetivo um estado meditativo da mente e a prática da meditação. A meditação, por sua vez, nem sempre necessita utilizar o Yoga como caminho. Embora não sejam mesma coisa ambas têm o poder de tornar nossas vidas muito mais calmas, felizes e centradas. Está esperando o quê para começar?

Sair da versão mobile